Brasil deve registrar 17 mil novos casos de câncer de colo de útero 

Você sabe qual o câncer que, mesmo tendo grandes chances de prevenção,  é o terceiro entre os tumores mais incidentes em mulheres e o quarto que mais mata? O câncer de colo de útero! Os dados são do INCA, e estes são alguns dos motivos de existir a campanha Janeiro Verde, voltado à prevenção deste tipo de tumor.

Para se ter uma ideia, para cada ano do triênio 2020-2022 no Brasil são estimados cerca de 17 mil casos novos de câncer de colo de útero, de acordo com o INCA. Neste cenário, eu te pergunto: você sabe quais os sintomas deste câncer e como se prevenir? 

Antes de responder as duas perguntas acima, é preciso entender que o tumor deste tipo é causado pela infecção persistente do Papilomavírus Humano (HPV), que é sexualmente transmissível. 

Grande parte das mulheres devem entrar em contato com o HPV – dados do Ministério da Saúde estimam que pelo menos 75% das ativas sexualmente, 5% devem desenvolver o tumor num prazo de dois a dez anos.

Câncer de colo de útero: a prevenção é o melhor caminho

O primeiro passo da prevenção passa pela vacinação, disponibilizada gratuitamente pelo SUS por meio do Plano Nacional de Imunizações (PNI). Acontece que, mesmo assim, a taxa vacinal ainda é baixa. 

Em 2020, por exemplo, apenas 55% das meninas na faixa etária de 9 a 14 anos tomaram as duas doses previstas no calendário vacinal, quando o ideal seria que pelo menos 90% delas estivessem com a imunização em dia. 

O público feminino imunossuprimidas de 9 a 45 anos também têm direito à dose gratuitamente. A vacina tem o potencial de reduzir o risco de câncer de colo do útero em 87% – de acordo com um novo estudo no Reino Unido.

O HPV, como já dito, é uma doença sexualmente transmissível, por isso, o uso do preservativo é importante para proteção, além da realização do exame papanicolau para mulheres que já têm a vida sexual ativa – principalmente aquelas entre 25 e 59 anos.

Confira o checklist da prevenção: 

  • Se vacinar contra o HPV;
  • Usar preservativo nas relações sexuais;
  • Realizar o papanicolau pelo menos uma vez no ano. 

Mesmo apostando na prevenção, é importante se atentar aos sintomas de câncer no colo do útero e, no caso de suspeita, agendar uma consulta.

Quais os sintomas de câncer no colo do útero?

Esse tipo de câncer costuma não ter sintomas iniciais – ou seja, a medicina preventiva neste caso é muito importante. Mesmo assim, é importante conhecer os sintomas de câncer de colo de útero. 

Em casos avançados pode-se desenvolver:

  • Sangramento vaginal incomum; 
  • Secreção vaginal anormal;
  • Dor abdominal (podendo ser confundida com problemas urinários ou intestinais).

 

Quando falamos em câncer, a descoberta em sua fase inicial faz toda diferença, já que por estar menos desenvolvido a chance de um tratamento eficaz e cura são muito maior. Como médica oncológica, estou sempre repetindo esta ideia, tão fundamental para evitar mortes prematuras em mulheres. 

 

Neste Janeiro Verde, compartilhe este texto com outras mulheres e seja aliada na prevenção da doença! 

Acompanhe o meu blog: publico textos novos toda quinzena. Além disso, se você tem dúvidas ou precisa marcar uma consulta com o oncologista para você ou um familiar, entre em contato comigo!

 

 

Deixe um comentário