Câncer tem cura? 

Afinal, o câncer tem cura? Essa é uma pergunta muito frequente no consultório médico e, apesar do medo quanto ao diagnóstico da doença, muitos tipos de câncer atualmente são curáveis quando descobertos e tratados ainda em seus estágios iniciais.

 

A possibilidade de cura depende muito do grau de avanço da doença, e pode diminuir conforme o câncer se espalha e o tratamento não é realizado. Em outras palavras, com o avanço da medicina, o câncer tem cura, mas é preciso de um diagnóstico o mais precoce possível, tratamento imediato e a continuação das recomendações médicas no período de “remissão do câncer”. 

 

Mesmo nos casos em que o câncer não tem cura, o paciente poderá ser acompanhado para  ter os sintomas e avanços do tumor reduzidos para viver com a doença por anos. 

 

Tumor maligno e benigno

 

No caso do tumor benigno, as células cancerígenas têm desenvolvimento lento e são similares  às do tecido normal. Na maioria dos diagnósticos deste tipo de câncer, é possível que a cura aconteça com a remoção completa do tumor, por meio de cirurgia. 

 

Já no caso do tumor maligno, que é mais agressivo, as células se reproduzem mais rapidamente e podem chegar até a invadir estruturas ao seu redor. Para este tipo de câncer, o tratamento precoce é fundamental, já que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a chance do tumor estar menor. 

 

Após a retirada do tumor, dependendo do caso, o paciente entra no estágio de “remissão do câncer”. E o que isso significa? Que o câncer pode reaparecer (recidiva), mas que a doença está sob controle. 

 

O que significa remissão do câncer?

 

Geralmente a cura do câncer, em que há a possibilidade de recidiva, só é considerada após cinco anos sem a doença se manifestar. Porém, cada caso é único, e não se pode dizer que nenhum câncer reaparece depois dos cinco anos. 

 

Os sintomas de recidiva podem ser parecidos com os mesmos quando descoberto o câncer anterior, mas é preciso ficar atento a qualquer alteração no corpo. É melhor pecar pelo excesso e marcar uma consulta no caso de suspeitas, do que descobrir o novo tumor quando ele já estiver se espalhando. 

 

Sendo assim, é necessário continuar indo às consultas oncológicas para acompanhar e confirmar que, de fato, o câncer tem cura. Confirme a periodicidade recomendada com seu médico e jamais pare de tomar os medicamentos recomendados, sem que seja indicado pelo profissional. 

 

O câncer tem cura quando não é encontrada mais nenhuma célula cancerígena, e o processo de remissão é uma etapa necessária. Siga as recomendações médicas e fique atento ao seu corpo!

Acompanhe o meu blog: publico textos novos toda quinzena. Além disso, se você tem dúvidas ou precisa marcar uma consulta com o oncologista para você ou um familiar, entre em contato comigo!

Este post tem um comentário

  1. Marta

    Sempre bom ir ao médico e prevenir, visitas de rotina e check up são fundamentais para evitar que a doença se espalhe. Muito obrigada pelos esclarecimentos.

Deixe um comentário