Pode fazer atividade física durante o tratamento do câncer?

Natação, caminhadas leves, praticar um esporte ao ar livre… Será que atividade física e tratamento do câncer combinam? 

Fato é que a atividade física está para a qualidade de vida e bem-estar, assim como o diagnóstico prévio está para o tratamento do câncer – ambos têm contribuições muito valiosas para a jornada do paciente oncológico – e é por isso que vamos falar sobre os benefícios da atividade física no tratamento do câncer!

Segundo o Ministério da Saúde, a atividade física ajuda a equilibrar os níveis de hormônios, diminui o tempo de trânsito gastrointestinal, reforça a imunidade e auxilia na manutenção do peso corporal – e esses benefícios podem contribuir para a prevenção (quando nos referimos aos fatores evitáveis) do câncer de intestino, endométrio e mama, por exemplo.

Mas, e quando você já está com câncer, quais as vantagens que seu corpo pode ter com a prática de exercícios físicos?

Benefícios da atividade física durante o tratamento do câncer

Se exercitar, de forma moderada e no seu ritmo, durante o tratamento do câncer, pode promover muitos benefícios – ao contrário do repouso excessivo que, por reduzir os movimentos, pode prejudicar a qualidade de vida. 

A prática de atividades físicas no tratamento do câncer deve ser baseada no que é mais seguro para cada caso, por isso, reforço a importância de você conversar sempre com seu oncologista!

Normalmente, atividades físicas que já eram de seu costume antes da doença, precisarão ser adaptadas para o novo ritmo, mas tudo bem! O importante é, com autorização médica, começar de algum lugar. 

São alguns exemplos de atividades físicas que, com o consentimento do seu médico, o paciente oncológico pode praticar, de acordo com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE):

  • Atividades aeróbicas leves, como caminhadas;
  • Alongamentos e relaxamentos;
  • Fortalecimento leve e supervisionado por um profissional capacitado, podendo ser exercícios com peso ou pilates.

O tipo do câncer, o tratamento que você está realizando e seu condicionamento físico são fatores determinantes para definir a melhor forma de praticar atividades físicas no tratamento do câncer, por isso, evite exercícios de alta performance ou com muito impacto, que podem “desgastar” seu organismo e prejudicar a evolução do tratamento.

Na prática, o que a atividade física pode melhorar?

Na recuperação do câncer, não se sabe ao certo. Mas, praticar atividades físicas no tratamento do câncer pode ajudar no seu equilíbrio, reduzir o risco de doenças cardíacas, melhorar a circulação do sangue e diminuir a ansiedade e depressão.

Se você está em tratamento do câncer e os exercícios físicos te trazem alguma dor, falta de ar ou se você tem um histórico prévio de doença cardíaca, converse com seu oncologista depois de ler esse conteúdo, para que você encontre a melhor forma de movimentar o corpo, com segurança.

Então, se você tiver autorização médica, vamos começar uma rotina de atividade física?– Qualquer dúvida sobre o tema, escreva para mim ou marque uma consulta – atendo presencial e virtualmente!

O artigo foi útil? Publico textos quinzenalmente e dou dicas e atualizações sobre câncer também nas minhas redes sociais – acompanhe meu perfil no Instagram! 

Deixe um comentário