Câncer de mama em homens: quando se preocupar?

O câncer de mama em homens é uma doença rara que corresponde a cerca de 1% de todos os casos desse tipo de câncer – não é tão grande ou significativa em relação às mulheres, de acordo com o Portal PEBMED.

Então, qual a importância de falarmos sobre ele, se é um problema singular?

Precisamos lembrar os homens que se preocupar com o câncer de mama não é só “coisa de mulher” e reforçar que, na maioria dos tratamentos da doença, um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença.

Quais os riscos de câncer de mama em homens?

Fator de risco é tudo aquilo que pode aumentar suas chances de desenvolver uma doença, como o câncer. Não quer dizer que você irá desenvolvê-la, mas sim que existem alguns aspectos que podem “colaborar” para o seu surgimento.

De acordo com a American Cancer Society, entre os principais fatores de risco de câncer de mama em homens estão:

• Envelhecimento: nos casos analisados, os homens são diagnosticados em média aos 72 anos com a doença;
  • Genética: quase 20% dos homens com câncer de mama têm um parente próximo (do sexo masculino ou feminino) que também foi diagnosticado com a doença;
  • Doença hepática: o fígado têm um importante papel no metabolismo dos hormônios sexuais. Homens com doenças no fígado, como cirrose, têm níveis relativamente baixos de andrógenos e níveis mais altos de estrogênio, aumentando o risco de ter câncer de mama.

Como prevenir o câncer de mama masculino?

Os homens precisam prestar atenção em seus nódulos mamários, pois o maior aliado contra o câncer é ter um diagnóstico precoce, já que não está em nossas mãos evitar que ele apareça.

Manter o peso corporal ideal, reduzir o consumo de álcool e não fumar são alguns dos fatores evitáveis que já comentamos por aqui – não só para o câncer de mama em homens e mulheres, mas para todos os tipos.

Em geral, os homens são diagnosticados com a doença em estágios mais avançados do que as mulheres, justamente por conta da desinformação.

Portanto, busque conhecimento, procure seu médico e converse com ele. Não há nada melhor do que se sentir à vontade e falar sobre suas preocupações a respeito da saúde com quem entende do assunto e pode te ajudar. Não tenha receio de fazer os exames solicitados e lembre-se: não há motivos para ficar envergonhado. Vergonha é não cuidar do seu corpo!