Mortes por câncer e a relação com fatores evitáveis

Um estudo publicado pela revista científica The Lancet a respeito das mortes causadas por câncer trouxe um dado alarmante: quase 50% das mortes no mundo registradas no ano de 2019 tinham relação com fatores evitáveis, como o hábito de fumar e o consumo de álcool, por exemplo.

Sabemos que a questão genética pode, em alguns casos, contribuir com o desenvolvimento do câncer. Diferentemente de fatores evitáveis, não temos controle algum sobre o seu surgimento, sendo o acompanhamento médico e os exames de rastreamento as melhores formas de prevenção.

Mas hábitos como fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso prejudicam sistemas importantes do organismo, tornando-os ambientes propícios para o desenvolvimento de diversas doenças, incluindo o câncer.

 

Principais fatores evitáveis

Nesse amplo estudo internacional, os cientistas listaram 34 fatores de risco para 23 tipos de câncer. Nesse compilado, também foram incluídos aspectos comportamentais, metabólicos, ambientais e ocupacionais, concluindo que os principais fatores evitáveis de risco são o fumo, consumo de álcool, dieta com baixo valor nutricional e IMC (Índice de Massa Corporal (IMC)) elevado e sexo desprotegido.

Um outro dado também chamou a atenção: metade de todas as mortes por câncer masculino, pouco mais de 50%, foi devido a fatores evitáveis em comparação com cerca de um terço de todas as mortes por câncer feminino. 

 

Tipos de câncer mais comuns, provenientes de fatores evitáveis

Os estudiosos identificaram que quase um terço das mortes por câncer em 2019 tinham relação com fatores evitáveis e os principais tipos identificados foram câncer de traqueia, brônquios e pulmão – todos relacionados ao cigarro.

Após isso, os pesquisadores dividiram a lista entre os tipos de câncer atribuídos a fatores evitáveis que atingiram mulheres e homens. No caso das mulheres, após câncer de traqueia, brônquios e pulmão, os mais registrados foram câncer de colo do útero, de cólon e reto e de mama.

Já no caso dos homens, a lista se repete para câncer de traqueia, brônquios e pulmão e  câncer de cólon e reto. Na sequência aparecem câncer de esôfago e de estômago. 

Os dados mostram que, em escala global, o tabagismo segue como o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença, seguido de outros fatores que são altamente nocivos à saúde humana.

 

O artigo foi útil? Publico textos quinzenalmente e dou dicas e atualizações sobre câncer também nas minhas redes sociais – me acompanhe no Instagram! 

Se tiver alguma dúvida, escreva para mim ou marque uma consulta – atendo presencial e virtualmente.

Deixe um comentário