Novembro azul: precisamos falar sobre câncer de próstata

Vou falar, novamente, sobre a importância de um diagnóstico precoce? Sim! 

Assim como no Outubro Rosa e a conscientização a respeito do câncer de mama, o Novembro Azul é uma campanha extremamente necessária, que relembra aos homens sobre a importância de realizarem seus exames preventivos periodicamente para detectar qualquer problema, como o câncer de próstata

 

Dados e prevenção do câncer de próstata

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata está entre os três tipos mais comuns entre os homens brasileiros. São esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022.

A adoção de hábitos saudáveis se mostrou uma medida eficaz para a prevenção de câncer no homem: não fumar, controlar o peso, praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável e evitar bebidas alcoólicas são fatores que podem influenciar positivamente a prevenção da doença.

Além disso, de acordo com o Instituto, o diagnóstico precoce continua sendo a melhor “saída”, facilitando o tratamento. 

 

Como detectar?

Especificamente sobre o câncer de próstata, o principal fator de risco é o envelhecimento. Mas você e seu médico devem discutir a necessidade de realizar exames específicos (se você tem alguém na família que teve esse tipo de câncer ou não tem um estilo de vida tão saudável, deve sinalizar isso durante as consultas).

São dois tipos de exame que determinam se o homem tem câncer de próstata: exame de toque retal, em que o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata; e o exame de PSA, um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. 

É muito importante que você, homem, tenha consciência que cuidar do seu corpo é uma prioridade. Sei que existem muitos “tabus” que envolvem a ida ao urologista, mas vergonha maior é ter prestado atenção na sua saúde antes, ou seja, ter tido a chance de se cuidar e, por preconceitos, não ter buscado ajuda médica. 

Não só no Novembro Azul, mas durante todo o ano, esteja em dia com seus exames. Na consulta com o seu médico, questione sobre o que é recomendado para sua faixa etária e não tenha vergonha de se cuidar.

 

O artigo foi útil? Publico textos quinzenalmente e dou dicas e atualizações sobre câncer também nas minhas redes sociais – acompanhe meu perfil no Instagram! 

Se tiver alguma dúvida, escreva para mim ou marque uma consulta – atendo presencial e virtualmente!

Deixe um comentário