Janeiro Verde: conscientização sobre o câncer de colo de útero

A campanha Janeiro Verde tem o objetivo de conscientizar a todos, especialmente as mulheres, sobre o câncer de colo de útero – doença relacionada ao contágio pelo papilomavírus humano (HPV), que pode ser transmitido por meio de relações sexuais.

Lá no meu instagram, compartilhei informações sobre a relação do desenvolvimento do câncer de colo de útero e o vírus HPV, e também a importância da mulher realizar o exame preventivo Papanicolau, a fim de diagnosticar precocemente a doença. Hoje, trago alguns dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) sobre a incidência da doença no Brasil e reforço os fatores que auxiliam na prevenção da doença.

Câncer de colo de útero no Brasil

Excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no País. Para o ano de 2023, são estimados 17.010 casos novos – representando um risco de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2022).

Falando exclusivamente da saúde da mulher, em abril de 2020, período crítico da pandemia da covid-19, houve redução de 83,2% dos exames citopatológicos do colo do útero, o Papanicolau, em relação a maio de 2019, de acordo com o Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS).

Prevenção e diagnóstico precoce

Por se tratar de uma doença com desenvolvimento lento, que pode iniciar sem sinais e evoluir para quadros graves de sintomas nos casos mais avançados, o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero é o nosso maior aliado. Para que as mulheres estejam com a saúde em dia, é preciso observar os seguintes fatores:

• Realização dos exames ginecológicos preventivos, sempre que seu médico solicitar ou quando você tiver alguma queixa de saúde;
  • Vacina HPV: tumores no colo de útero surgem, em quase todos os casos, devido ao papilomavírus humano, o HPV. Portanto, a vacinação é muito importante e deve acontecer prioritariamente antes do início da vida sexual. Lembrando que ela é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas entre nove e 14 anos e a meninos entre 11 a 14 anos;
  • Fatores evitáveis: os principais fatores de risco para a maioria dos tipos de câncer são tabagismo, alimentação não saudável e ingestão de bebidas alcoólicas – mantenha um estilo de vida saudável!

Vamos apoiar o #janeiroverde e compartilhar informações seguras sobre a campanha. Faça o acompanhamento ginecológico anual, se vacine contra o HPV e tenha um estilo de vida saudável!