O câncer de cabeça e pescoço atinge áreas desde a boca até a traqueia e é o 9º tipo de câncer mais diagnosticado no mundo! Cerca de 60% dos casos desses tipos de câncer são diagnosticados tardiamente, aumentando as possibilidades de sequelas no paciente e diminuindo as chances de cura – mas quando diagnosticados e tratados desde o início, as chances de cura sobem para 90%!
O que é câncer de cabeça e pescoço?
São tumores malignos que aparecem na boca, orofaringe, laringe (local onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do rosto e do pescoço.
A melhor maneira de prevenir o câncer de cabeça e pescoço é ter bons hábitos! Mantenha uma alimentação saudável e a saúde bucal em dia, pratique atividade física regularmente e abandone o fumo. Vale ressaltar que parar de fumar é a maneira mais eficiente de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe.
E a prevenção pode começar desde cedo. A incidência de tumores orais também está associada à infecção por HPV, por isso, se recomenda a vacinação para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade.
Quais são os sintomas?
Entre os principais sintomas do câncer de cabeça e pescoço, estão: rouquidão por mais de três semanas, nódulos no pescoço, sangramentos, dificuldade ou dor para engolir, obstruções nasais e dores constantes de ouvido.
O paciente também pode sentir desconforto na garganta ou observar o aparecimento de alguma ferida na região, que demora a cicatrizar. Fique sempre atento aos sinais e procure o médico para tirar dúvidas!
Lembre-se: quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço, maiores são as chances de sucesso no tratamento. Esteja atento aos sinais do corpo e não hesite em procurar ajuda! Estou à disposição para te ajudar – entre em contato e agende o seu horário!