Por ser um assunto considerado “tabu”, muitas pessoas evitam falar sobre o câncer – e esse é um dos motivos que muitas mentiras sobre a doença tem se espalhado. Pensando nisso, selecionei quatro mitos sobre o câncer para desmistificar e manter quem tem dúvidas informado!
E lembre-se: o diagnóstico da doença em seu início é a melhor opção para um tratamento mais eficaz e maiores chances de cura – invista sempre em consultas de rotina e acompanhe sua saúde.
1)Câncer surge a partir de sentimentos negativos
Há uma ideia no imaginário de algumas pessoas de que sentimentos negativos poderiam levar alguém a desenvolver câncer, mas isso é um mito! O câncer surge de uma mutação genética, em que há alteração no DNA da célula, e não de sentimentos negativos.
Há estudos que ligam o estresse ruim, aquele que te deixa alerta a todo momento, a um pior prognóstico do câncer, como é o caso do publicado na Revista Nature, mas não ao motivo da doença.
Ou seja, sentimentos negativos NÃO causam câncer!
2) Câncer e dietas milagrosas
Dentre os mitos sobre o câncer, também há este, mas a verdade é que não há dieta milagrosa que cure!
O que podemos afirmar é que a alimentação pode auxiliar no tratamento e na redução de sintomas incômodos, como a fadiga, mas não que do dia para noite você conquiste a cura do câncer com alguma dieta. Na verdade, a cura depende de diversos fatores – e você pode conferir mais detalhes em outro artigo que escrevi sobre o tema.
3) Alguns alimentos causam câncer
Um único alimento não é capaz de ser o motivo da doença – esse é mais um dos mitos sobre o câncer. Muita gente afirma com toda certeza que o açúcar é o maior vilão, por exemplo; e há, ainda, até quem jogue a culpa no leite.
Na realidade, você deve observar sua alimentação como um todo e apostar numa dieta balanceada, evitando os alimentos ultraprocessados – eles, sim, são cientificamente comprovados como cancerígenos.
4) Câncer é hereditário em todos os casos
A hereditariedade também está dentro dos mitos sobre o câncer. Ao contrário do que muita gente pensa, a maioria dos casos de cânceres têm relação com fatores externos – ou seja, de hábitos de vida do paciente e ambiente social e cultural.
A hereditariedade é responsável apenas por 5 a 10% dos casos da doença, de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
É necessário ter atenção aos sintomas de câncer, mesmo se não tiver qualquer histórico familiar – confira meu post e veja cinco sinais de alerta! E mesmo que não haja sintoma nenhum, é preciso se prevenir, o que inclui hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos e uma alimentação adequada.
O conteúdo de mitos sobre o câncer te ajudou? Envie para amigos e familiares e ajude a acabar com as fake news em relação ao tema. Se você tem alguma dúvida, escreva para mim ou marque uma consulta.