Se você me acompanha, seja por aqui ou lá no meu Instagram, já sabe que o diagnóstico precoce é o melhor amigo do tratamento de vários tipos de câncer, como o câncer de mama e de próstata.
Falando especificamente sobre o câncer de mama, o diagnóstico precoce resulta em até 95% de chances de cura, de acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), ou seja, chances altíssimas, aliadas aos exames ginecológicos periódicos e preventivos, como a mamografia.
Como já falei de alguns tipos de câncer e como o diagnóstico precoce está aliado ao sucesso dos tratamentos, hoje vamos afunilar o tema e falar sobre o que envolve essa parte da medicina preventiva.
O que é diagnóstico precoce?
Quando você realiza exames anuais, ou de acordo com a periodicidade solicitada por seu médico, já está contribuindo para um diagnóstico precoce, um rastreamento de qualquer patologia, incluindo o câncer!
Porém isso só funciona se você cuida da sua saúde no tempo certo, e consiste em um acompanhamento com realização de exames para identificar doenças o mais cedo possível. Ele pode ser feito em pessoas com ou sem sintomas e em qualquer fase da vida.
Diagnóstico precoce e o câncer
Você sabia que o termo “câncer” é o nome que define um grupo com mais de 100 doenças, que têm como fator comum o crescimento “bagunçado” das células, que acabam invadindo os tecidos e os órgãos? Pois bem! Se são tantas doenças assim, já podemos imaginar a importância do diagnóstico precoce para a evolução positiva de futuros tratamentos.
No câncer, esse crescimento desordenado das células acontece de forma rápida e, em alguns casos, pode não acompanhar sintomas – ou eles podem demorar para aparecer. E é aí que o diagnóstico precoce entra: quanto mais cedo for detectada a doença, maiores e melhores podem ser as chances de sobrevida do paciente e do tratamento ser menos “agressivo” e com menos sequelas.
Então, vá sempre às consultas de rotina e respeite a periodicidade dos seus exames. Conte comigo, caso precise de ajuda – escreva para mim ou marque uma consulta – atendo presencial e virtualmente!
O artigo foi útil? Publico textos quinzenalmente e dou dicas e atualizações sobre câncer também nas minhas redes sociais – acompanhe meu perfil no Instagram!