Hábitos após o câncer: como ter qualidade de vida pós-tratamento?

É isso, você venceu esse câncer! Depois do diagnóstico, tratamento, quem sabe uma cirurgia e anos de acompanhamento, você chegou ao final dessa corrida – e vitorioso ainda!

É importante dizer que a remissão, que é quando as células cancerígenas não são mais encontradas no corpo, acontece geralmente cinco anos depois que os sinais da doença não aparecem mais – após o câncer, é necessário que haja acompanhamento com o oncologista, para que a saúde do paciente seja monitorada.

Dito isso, você já sabe o que precisa fazer para ter ou restabelecer sua qualidade de vida após o câncer, mantendo os cuidados que sua saúde necessita?

Vem comigo que eu te ajudo!

 

Hábitos para ter saúde após o câncer

Somente os exames podem dizer que o paciente está curado, mas as dicas que darei aqui podem ajudar quem precisa de uma direção:

  • Mantenha uma rotina de atividades físicas: após o câncer, a resistência e fôlego podem estar reduzidos devido às medicações e ao desgaste do tratamento, causando fadiga. Converse com seu oncologista para entender quais atividades se encaixam na sua rotina.

    De acordo com o Ministério da Saúde, a atividade física tem grande valor na prevenção do câncer, justamente por promover o aumento da imunidade, nivelamento hormonal e auxiliar na manutenção do peso corporal. Imagine o valor que esse hábito tem para te ajudar a se recuperar? Vá no seu ritmo, mas não deixe de se manter em movimento!

  • Opte por uma alimentação saudável: de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), trocar o peito de peru por queijo branco no lanche, por exemplo, pode reduzir as chances de desenvolver câncer de intestino – você sabia?

    A alimentação após o câncer deve ser tão cuidadosa quanto antes – um dos fatores evitáveis do câncer de estômago e colorretal é ter uma alimentação rica em fibras, frutas e verduras, e isso não seria diferente após o câncer. Não precisa se privar de tudo, mas mantendo uma alimentação saudável seu corpo funcionará melhor.

  • Cuide da sua saúde mental: o câncer causa grande impacto emocional, no paciente e em sua rede de apoio, então cuide para que, após o câncer, os conteúdos que você consumir, seja na internet ou fora dela, sejam mais brandos e te tragam paz – de turbulência já basta a caminhada até aqui, certo?

 

Esses pontos estão aqui porque voltar a ter uma vida normal após o câncer pode parecer “confuso”. Começar por esses hábitos permite ao paciente restabelecer uma rotina diária de cuidados – é nos pequenos cuidados que o corpo se mantém funcionando como deve.

O artigo foi útil? Publico textos quinzenalmente e dou dicas e atualizações sobre câncer também nas minhas redes sociais – acompanhe meu perfil no Instagram! 

Deixe um comentário